domingo, 24 de julho de 2011

Ensinando, aprendendo uns com os outros












MOREIRA(2011) Na escola da vida, o aprendizado e o modo de ensinar tem que ter uma significação.
Encontramos talentos artísticos em vários ambientes, mas quando dar-se uma idéia de sair daquele ambiente fechado, onde já se encontra monotula rotina, o resultado é gratificante, certos alunos mostra seu trabalho e desempenham melhor suas habilidades.
As idéias surgem e se enchem de novos ideais , coisas que são aplicadas no decorrer do passeio, chegando ao local destinado como na sala de aula o aluno tem novas falas e a memória  fresquinha rende muito mais, suas atividades escolares, o enrriquecimento do vocabulário é impressionante , o que era apenas leitura, desenhos, palestras e rotina, se torna uma realidade mais livre e conquistas de reflexões melhores.
Com a observação das paisagens, ruas, parques, da vida cotidiana, ver de perto a reciclagem, as brincadeiras, o lazer, conhecer a cidade e vários outros ambientes na qual o professor pretende aplicar suas atividades é bem interessante que seja com um bom planejamento.
Exemplo de um bom trabalho em sala de aula, bons professores  em desempenho, trabalhando-se com dinâmicas de pesquisar em Jornais e Revistas  relacionando os textos trabalhados na sala de aula junto aos  alunos, fazer com que o conteúdo tenha um diferencial a mais, citando  o Professor  de Leitura e Produção de Texto , Fonética, na Faculdade" Fortium","Fábio Pereira Couto" Mestrado pela "UNB"  em Linguística e outros  Construtores que também constrói saberes, fazendo com que o rendimento de ideias  e capitação das  informações  sejam bem  melhor entre os alunos...
A estação de reciclagem por exemplo, é uma das preocupações que devem ser trabalhadas, é muito importante os alunos conhecerem, e não só os alunos a população toda, conhecendo como é feita a reciclagem e sendo concientizado de como é importante fazer um bom trabalho, para livrar mais um lixo ser lançado na Natureza, atrav´z disso o aluno e quem aprende começa a repassar seu conhecimento de incentivo para demais pessoas e assim por diante.
Um passeio bem programado com objetivo de incentivo á melhorar o aprendizado do aluno se torna muito proveitoso , além de proporcionar o lazer para o aluno, o professor descobre talentos que estão escondidos, melhora o aprendizado e ensina os alunos a se interagir uns com os outros.
Tem aluno que ao sair da rotineira para certos ambientes de lazer ele conhece lugares que jamais pudesse ou sonhasse em conhecer, muitos moram na cidade e não conhece a própria cidade onde mora, os problemas existentes e o que tem de bom naquele ambiente de sua cidade; quando o professor proporciona uma saída com intenção de conhecer certos ambientes para que o aluno veja de perto as belezas, os problemas, as atividades existentes naquela determinada região o aluno fica curioso mesmo querendo saber o que acontece de fato, e dali surge talentos escondidos que até mesmo os pais ficam adimirados.
O movimento Pedagógico tem que existir não só no espaço interno de uma sala de aula, o espaço externo pode proporcionar e trazer todos os elementos fundamentais para o desenvolvimento do aprendizado ; o educador pode usar todos esses elementos e todos os aspectos diferenciados para relacionar conteúdos, e é uma ótima oportunidade de mudar a rotineira. è claro que é preciso ter uma proposta de ensino, não pode fugir do plano de aula, é importante saber relacionar os textos abordados com o passeio pretendido, ensinar os alunos a se interagir, cuidadosamente e a se registrar melhor seus objetivos.
Há uma certa liberdade para esta preparação, dirigir um roteiro, como um roteiro de viagem por exemplo é um campo de atenção; os que vão para essa tal viagem requerem muita informação, grava um pouco mais da história contada, tira fotos, faz anatações e é uma boa alternativa para por em prática temas em sala de aula.
A viagem é um dos exemplos existentes, mas há variedades de possibilidades de se criar um bom roteiro e um bom passeio produtivo, um bom filme relacionar com o texto abordado pelo professor e muito mais...Os conteúdos e experiências de vida é muito bom para um retorno, são caminhos para um aprender desenvolvido.
Registrar o que viu lá fora, requer atenção, concentração e interesse para entender o registro do documento.Deve-se usar o ponto de vista do aluno,sujestões e conclusão, não pode ser complexo, deve ser o mais simples possível, é como um processo de reavaliação de elementos, reflexão na sala de aula deve ser feito antes e depois do passeio.
Essa Educação continuada, pensada, planejada, é muito importante trabalhar os conceitos, serve como referência  para a formação do aluno e do professor; produção de um contato valorizado, ensinar o aluno a se comunicar, acompanhar  situações e temas, participação Técnica Pedagógica dos professores e dos integrantes é escencial e fundamental para essa Educação pensada e reflexiva.
Autora: Adaildes Alves Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário