segunda-feira, 22 de setembro de 2014

As dificuldades para um Estagiário encontrar um Colégio para fazer o Estágio ! E Amizade!

_Muito complicado, quando o estagiário inicia sua carreira ele deve obter prática e experiência, ou pelos menos conhecer o local e do que se trata a profissão escolhida. Eu e minha filha como estagiária percebemos as dificuldades dos colégios em estender a mão para os estagiários, foram poucos  que disseram sim para oferecer o estágio nos colégios públicos, a desculpa era que já havia muitos estagiários, mas na verdade não era isso, mães  que estavam com seus filhos em salas de aulas perceberam e relataram que não haviam seus filhos percebidos nem um tipo de estagiários, nem no ambiente escolar e nem em salas. Mostra que na realidade estagiar na escola pública pode ser que existe um sim raramente  e os nãos frequentemente. E como uma pessoa vai especializá-se, se não existem oportunidades para o Estagiário aprendiz? E um caso muito sério...Logo também as escolas particulares são completamente fechadas, eu e minha filha procuramos em todas as escolas particulares daqui de onde moramos e nada, e depois saímos para as outras cidades, quase todas disseram não pegar estagiários ou as mesmas desculpas que estavam com mais de 8 estagiários, duvido que existam mais de 8  estagiários em cada uma dessas escolas que fomas,  o que acontece é que os nãos e as dificuldades estão para quase todos os alunos ou profissionais iniciantes estão visíveis e ao mesmo tempo com uma máscara de que está tudo bem... E como vão surgir os profissionais novos se não existem oportunidades de se profissionalizar no seu cargo pretendido, se as portas de estágios estão fechadas? Quando a pessoa inicia uma graduação ela precisa passar pelo menos a 2 a 3 estágios dependendo do curso, e como e onde ele/ela vai fazer e assistir essa prática? Se ainda também é considerado disciplina de aprovação com o relatório de estágio, e se a escola fecha as portas para o Estagiário ele pode até reprovar por não ter conseguido fazer o relatório... E também existe outra coisa muito séria, existem muitas escolas que negam o PPP para os estagiários são poucas que cedam para fazer o relatório da escola... Isso gente deve mudar, o estagiário ele também é um Professor e ele está em busca de experiência, informações e aprendizado, e a escola não perde ajudando a construir um profissional para qualificar, a escola ganha; e com tantos nãos ela só perde e se tranca no tradicionalismo  egoísta !

Uma coisa importante, o aluno que vai fazer o estágio têm todas as documentações e recomendações do local onde ele estuda e do seu professor orientador ! Não é qualquer aluno que vai fazer o estágio no ambiente escolar ou outro!

E uma observação: depois de muita luta eu e minha filha,e  falei com muita gente mesmo da área que diziam ser meus amigos e profissionais, falei até com pessoas meus amigos e amigas que são professores dentro das escolas públicas e particulares, diretores e sabem quem pelo menos tentou e nos estendeu a mão para nós  só uma amiga que eu estudei no curso de Letras, minha amiga que tenho orgulho de dizer que tive a felicidade  de conhecer um belíssima pessoa assim, a Sandra Queiroz, eu falei com ela e ela me recomendou o colégio e a professora que poderia nos estender a mão lá do Gama...Gente ! Nosso Brasil precisa de Profissionais Professores como a Sandra que têm Profissionalismo e espírito de equipe, e sabe ajudar o outro...Parabéns Sandra Lucia Queiroz Araujo minha amiga do Gama-DF, você é uma Professora e  formada em Letras /Licenciatura da Faculdade Fortium do Gama DF  que além disso têm um coração de ouro, não esquecerei nunca este seu gesto de bondade para com o outro, abraços pessoa linda !
_ Voltando ao assunto de encontrar os estágios: Agora nesse  momento recebi a notícia de minha filha pelo telefone que ela não desistiu de procurar, recebeu mais um não na escola onde ela foi no Gama, cansada de ter ouvido mais de milhares de nãos,  e depois de mais um não, dirigiu-se para a "Faculdade JK e Colégio "JK Junior"", e lá ela foi acolhida, foi recebida de braços abertos por funcionários profissionais que sabe ter apreço pelo Estagiário e preencheu o papel com nome e endereço para ser preenchida a papelada do estágio lá na Faculdade onde minha filha: Chirley Diane Alves Moreira estuda... Faculdade,  e Colégio "JK Junior" Gama DF receba minha admiração por ser além de uma Excelente Faculdade é uma excelente escola em acolhimento aos estagiários, parabéns e muito obrigada por acolher minha filha estagiária Chirley e muitos outros que veio e que virão, vocês são requisitos  de exemplos bons para outras escolas e faculdades a aprenderem a dizer um Sim necessário; vocês são portas abertas e acolhedoras ! Abraços!
Autora: Adaildes Alves Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário